Pivô:cEm Portugal, há 23 casos confirmados da «varíola dos macacos».
voz off 1: há registo de casos da varíola dos macacos em 12 países. Estas manchas na pele são o sintoma mais visível e distintivo da doença.
Médica especialista: pequenas manchas, até lesões com conteúdo líquido, até crostas que depois acabam, essas crostas, por cair e por ficar até, em nalgumas circunstâncias, uma cicatriz.
Voz off 2: especialistas explicam o comportamento deste vírus.
Especialista: dez a doze dias de período de incubação, sendo que, nessa fase, não tem nenhum sintoma. Passado esse tempo, tem ali à volta de três a cinco dias em que tem sintomas como se fosse uma gripe: febre, dores musculares, dores de cabeça, alguns até podem ter diarreia e vómitos pensando até que poderá ser uma doença gastrointestinal.
voz off 3: os estudos já realizados permitem perceber que a estirpe em circulação é da África Ocidental. Para existir transmissão entre humanos é necessário contacto próximo e prolongado.
Médica especialista: o risco para a população em geral é baixo. Não é uma doença que se transmita, não é uma infeção que se transmita de forma fácil entre pessoas. Portanto, implica de facto, este contacto muito próximo.
voz off 4: no entanto, a OMS, alerta para a grande probabilidade de surgirem mais casos.