Texto pivô: O uso de máscara deixa de ser obrigatório. Dois anos depois já se encontram reunidas as condições para o levantamento desta medida.
Voz off: Depois de dois anos de caras escondidas, voltamos ao normal. O governo aprovou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras. No entanto, existem exceções. A máscara continuará a ser obrigatória em hospitais, lares, centros de saúde e nos transportes públicos.
Entrevistado 1: Eu acho que era uma medida que já devia ter sido tomada há muito tempo porque é algo desconfortável e o covid já não é tão forte como era antes.
Entrevistado 2: Acho bem porque se em discotecas e bares já não é necessário usar a máscara, portanto estarmos num local publico também não é necessário estar a usar a máscara.
Voz off: Apesar do levantamento do uso da máscara, existe ainda quem não se sinta à vontade para o fazer.
Entrevistado 3: Eu no geral, em espaços fechados, vou continuar a usar a máscara porque acho que é um comportamento consciente, apesar de até já ter tido covid.
Entrevistado 4: Eu não me vejo a deixar de usar máscara mesmo na rua.
Voz off: A ministra da saúde, Marta Temido, afirmou que a medida foi tomada após consultar os especialistas. Adianta ainda que sazonalmente poderão ter que retificar esta medida.
Trabalho realizado por: Ana Araújo e Diana Ferrreira