Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 06 de Junho de 2018

Texto-Pivô: A reportagem televisiva é um dos géneros jornalísticos mais importantes. Fomos perceber o processo e as dificuldades na realização duma reportagem protagonizada por alunos de Jornalismo.

 

Vivo Jornalista 1: Uma reportagem para televisão têm como objetivo informar pessoas através do vídeo, da imagem, do som e das palavras. Para se reproduzir uma boa reportagem é importante ouvir a voz de várias pessoas relacionadas com a história.

Vivo Entrevistado 1: Acho que a nível da estrutura com a prática vais ganhando aquilo que se chama de intuição daquilo que achas que fica melhor, como o espetador vai receber melhor a informação, acho que esse é o principal objetivo.

Vivo Jornalista 2: O texto da reportagem deve ser claro e objetivo para chegar a todo espetador.

Voz Off 1: Nas entrevistas a câmera deve estar à altura do entrevistado e o jornalista deve dar o peito à câmera de forma a que os olhos do entrevistado fiquem enquadrados na imagem.

Vivo Entrevistado 2: Porem os estudantes a perguntar, ou a dirigirem-se a alguém para fazer uma reportagem podia ser um fator a favor porque podiam pensar "Ah, ok vamos ajudar, são só estudantes", mas não sei se é por não irem ter grande exposição, percebes? Por não ser uma coisa à sério, não te dão grande credibilidade. 

Voz Off 2: Por vezes o trabalho pode complicar-se.

Vivo Entrevistado 2: O tempo.. O tempo que não é suficiente para fazer e que não tenho tempo suficiente para dizer tudo aquilo que eu acho que preciso de dizer.

Vivo Jornalista 3: A reportagem ainda não está pronta, falta o trabalho do editor de vídeo, mas quando vocês virem isto ela vai estar concluída. 

 

publicado por Rafael Oliveira às 15:30

pesquisar
 
Junho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro