Texto pivô – Nasceu em 2011, chama-se ah coisas e fica em Vila das Aves. Um conceito diferente fora das grandes cidades. Aqui pode tomar um chá enquanto faz umas compras.
Voz off 1 - Chama-se ah coisas e junta vários conceitos dentro de um só. De um lado funciona como café, onde pode tomar um chá ou beber um copo com amigos. Do outro, é uma loja, com diferentes produtos, desde decoração a vestuário. Um lugar onde pode fazer compras e tomar um café ao mesmo tempo.
Entrevistado 1 – das viagens, das minhas viagens. Isto é, eu sempre gostei de viajar e sempre que viajava via espaços mais ou menos parecidos com este, que juntavam vários conceitos num só. Locais giros e agradáveis e que davam vontade de lá estar.
Voz off 2- Se no Porto ou em Lisboa é normal encontrarmos locais diferentes, nas cidades mais pequenas nem tanto. Ah coisas, situa-se em Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso. Hélder Sousa, o proprietário, conta que nem sempre foi fácil o conceito ser entendido na zona.
Entrevistado 1– agora sim, as pessoas também já começaram a perceber o conceito. A viajar também, a ver não só nas grandes cidades em Portugal mas também a ver noutros países lá fora. Não quer dizer que nos primeiros 5 anos não foi difícil.
Voz off 3 - Hélder conta que após as crises económicas de 2008 e de 2011, voltaram a surgir muitas fábricas portuguesas e foi nestes produtos nacionais que decidiram apostar.
Entrevistado 1– e foi aí que a gente começou, a ir buscar os produtos portugueses desde a saboaria até à olaria, aquelas peças da Bordallo Pinheiro, houve ali um boom… começaram haver as cervejas, as bolachas caseiras que as pessoas faziam…o chocolate e então nós começamos a ver que era um nicho de mercado, juntar um bocadinho do que é português e nosso e juntar também à loja.
Voz off 4 - Apesar de ser mais procurado no inverno, pela decoração acolhedora, está aberto o ano inteiro e sempre com produtos novos e de marca portuguesa.
[Reportagem de Diana Morais Ferreira]