Texto-pivô: Desde 2019 que não havia Semana Santa em Braga. Este ano está de volta e a “Procissão da burrinha” atraiu milhares de pessoas às ruas na noite de quarta-feira.
Voz-off 1: A Páscoa está a ser encarada com especial emoção em Braga. Ao fim de três anos sem Semana Santa, a mítica procissão “Vós Sereis Meu Povo”, mais conhecida por “Procissão da burrinha”, esteve de volta às ruas da cidade.
Voz-off 2: Com início na igreja de São Vítor, as ruas do percurso no coração da cidade voltaram a encher-se. Entre as milhares de pessoas presentes, estavam estrangeiros que se deslocaram até aqui para assistir às cerimónias.
Entrevistada 1 (Turista americana): Eu pesquisei em Portugal e Braga é a “Roma de Portugal”. Tem procissões, coisas lindas para ver e música nas ruas. Por isso, eu disse: eu quero ir a Braga!
Voz-off 3: O Presidente da Câmara de Braga realça a importância destas cerimónias e a felicidade que este regresso lhe traz.
Entrevistado 2 (Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga): Uma enorme satisfação por ver esta adesão extraordinária que nós tivemos hoje dos bracarenses e não só, de muitos e muitos milhares de turistas e de visitantes que aqui afluíram.
Voz-off 4: Este que é um dos mais populares eventos da quadra pascal minhota representa a fuga para o Egito. No total, esta procissão integrou 24 quadros bíblicos, representados por mais de 600 figurantes.
Voz-off 5: Para quem integra estes cortejos, a magia está de volta.
Entrevistada 3 (Elisabete Gonçalves): Vem sempre aquele nervosismo de sair e depois a euforia de estar cá fora e de ver as pessoas a assistir-nos. É algo mágico.
Voz-off 6: Estas manifestações religiosas e populares voltaram com o itinerário habitual.
[Reportagem de Ana Catarina Gomes, Ana Jorge e Ana Silva]