Texto-Pivô: Já se sente o cheiro a São João. Valongo volta a decorar as ruas para a maior festa do Sobrado.
Voz Off 1: É a jogar às cartas que Sofia Sousa e as amigas passam o tempo. São de Oliveira do Douro. Apaixonadas pelos Amor Electro. Seguem a banda pelo país. Desta vez, marcam presença no São João de Sobrado.
Entrevistado 1: Eu vim mais por causa dos Amor Eletro, mais por causa da experiência, porque disseram-me que esta festa tinha uma história, e estiveram a contar-me essa história. Então eu achei que devia vir.
Voz Off 2: Estão habituadas a estas andanças. A espera é longa. Aguardam desde as três da tarde pela atuação da noite. Nem a tarde quente de verão as impede.
Voz Off 3: Para uns é a primeira vez. Mas Cátia Sousa é presença assídua. Cresceu em Valongo. Como marca a tradição, o São João é na casa.
Entrevistado 2: O São João é sempre passado aqui, nunca fui ao Porto em 21 anos de vida. É incrível, eu adoro o São João de Sobrado, já faz parte… aliás já faz parte aqui do ADN de toda a gente. Literalmente quando começa a dança de entrada o pessoal… eu não estou a brincar estou a falar mesmo a sério. O pessoal começa a chorar. Isto é real.
Voz Off 4: Dois anos de paragem forçada devido à Covid. As saudades já eram muitas, especialmente para aqueles que cresceram aqui.
Entrevistado 3: Até sinto que a festa está mais cheia do que o normal. Este ano até tivemos mais noitadas do que o habitual, tivemos dez noitadas, o que não é normal. Sinto muito que pertenço aqui. Conheço imensa gente como sou de cá , então é aquela coisa de voltar, de voltar a ver caras amigas, voltar a ver malta que já não via desde antes da pandemia.
Voz Off 5: Yolanda Rodrigues, vende farturas desde que se lembra. Assumiu as rédeas do negócio de família. É com incerteza que atende os clientes. Mas sempre com vontade de servir cada um.
Entrevistado 4: Espero fazer um São João sozinha, mais a minha mãe numa festa que não conheço, vamos ver como vai correr.
Voz Off 6: Há muitos dias para festejar o São João de Sobrado. A festa teve início a 15 de junho e prolonga-se até ao dia 24. O desfile marca o último dia.
Reportagem de Mariana Venâncio e Mariana Azevedo, Universidade Lusófona do Porto.