Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 06 de Junho de 2018

Texto Pivô: Na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, estudantes juntam-se para passar cinema europeu e contribuir para a formação cultural dos colegas. Este ano letivo ficou marcado pelo dinamismo e maior receptividade. 

 

 

Voz off 1: Os cineclubes são uma alternativa às salas de cinema comerciais. Na FDUP a opinião dos visitantes é unânime.

Entrevistado 1: Eu gosto de iniciativas destas, porque acho que há pouco espaço, às vezes, para o debate e para revistar clássicos. Aqui foi um sitio onde consegui fazer isso.

Entrevistado 2: Funciona quase como que momentos de quebra de rotinas depois da nossa vida de trabalho da faculdade.

Voz off 2: Para estes estudantes das mais diversas áreas, este é um projeto que deveria ser alargado a outras faculdades. 

Entrevistado 3: Penso que não deve haver só nesta faculdade, mas noutras, para que as pessoas que tenham interesse no cinema, como eu e os meus colegas, possam vir e partilhar ideias. 

Voz off 3: Apesar desta iniciativa ter tido sucesso, nem sempre foi assim. O projeto, que existe há mais de uma década, acabou por cair no esquecimento. Mas graças a um grupo de estudantes da Faculdade de Direito, o Cineclube ganhou um novo dinamismo.

Entrevistado 4: O nosso trabalho desenvolvido este ano foi mesmo muito importante, porque ano passado tínhamos imensos alunos finalistas que nunca tinham ouvido falar do Cineclube. E já existe quase desde que a faculdade existe.

Entrevistado 5: Criámos um espaço muito ativo e muito dinâmico. Teve boa aceitação; tivemos sempre bastante pessoas, em média por sessão tínhamos sempre 20 pessoas. Acho que estamos todos com uma sensação de missão cumprida. 

Voz off 4: A pergunta que se impõe é: porquê estudantes de direito a criar um clube de cinema?

 

Entrevistado 5: Eu acho que na formação, não só de estudantes de direito mas de qualquer jovem que se queira formar e que se queira educar, é bom ter uma panóplia de áreas e de interesses que se possam cultivar.

 

Voz off 5: A época de exames dá início à pausa para férias do Cineclube. Após um ano a partilhar filmes e debater ideias, estes estudantes prometem não ficar por aqui. 

 

publicado por Bárbara Dixe Ramos às 15:21

pesquisar
 
Junho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro