Pivô: “Sou vegetariano!” É uma frase que se ouve com frequência. Apesar de poucos restaurantes servirem este estilo de vida, a cantina da Universidade Lusófona do Porto já apresenta algumas opções.
Off 1: São cada vez mais os que aderem à moda de ser vegetariano, mas o que é que isso significa?
Vivo Entrevistado 1: Ser vegetariano é não comer qualquer tipo de produto, que não tenha carne nem peixe. Agora, há diferentes níveis de vegetariano.
Off 2: Há os que não comem carne e peixe. Os que ainda comem ovos e bem leite. E os que rejeitam qualquer produto animal.
Vivo Entrevistado 1: Que tipo de pratos são mais comuns? As saladas, também podes comer Tófu, Seitan, o arroz, o feijão, grão-de-bico. Depois também tens, por exemplo, massas.
Off 3: O bar da Lusófona do Porto oferece uma ementa variada.
Vivo Entrevistado 2: Normalmente temos cinco a seis pratos, incluindo as saladas. Por dia? Por dia. Há muita variedade? Óbvio! E depois temos os menus à parte que as pessoas podem escolher.
Vivo Entrevistado 1: Acha que a cantina da ULP está preparada para estudantes vegetarianos? Tem alguns pratos vegetarianos, mas acho que é só mais ao nível das saladas e acho que deveria ter mais diversidade.
Vivo Entrevistado 2: Todos os dias temos um prato vegetariano. Saladas, ou…? Não. Temos Tofu, Seitan. Mesmo vegetarianos. As sojas.
Off 3: A introdução de pratos vegetarianos na cantina é uma das formas de chegar a mais estudantes.