Texto Pivô: Voluntários de todo o país, recolhem excedentes de comida da restauraução e entregam a famílias carenciadas. O lema da Refood é "Aproveitar para Alimentar".
Voz Off: Há cerca de dois anos foi fundado na Maia um novo centro de recolha de desperdícios alimentares.
Entrevistada 1: A minha irmã e o meu cunhado fazem isto em Braga. E começamos à procura se aqui tambem ia surgir. Por coincidência surgiu. Soubemos disto. Fomos a uma reunião. Estou a falar no plural porque é eu e o meu marido.
Voz off: O Refood Maia funciona seis dias por semana, segunda à sexta e domingo. Graças à equipa de voluntários que disponiblizam, no mínimo, duas horas do seu dia, da sua semana, por esta causa.
Entrevistada 2: Conheci este projeto através do facebook. Ainda numa fase muito inicial. Ainda cheguei a assistir à reunião cimenteira. Foi no forúm da Maia. Despertou-me a atenção. Gosto de ajudar, colaborar e sentir-me útil perante a sociedade.
Entrevistada 3: Fazemos muitas campanhas para poder convidar mais voluntariados. Fazemos de dois em dois meses formações.
Voz Off: A primeira equipa do dia geralmente com 3 voluntários tem como função preparar as refeições que estavam armazenadas desde o dia anterior.
Entrevistada 2: São familias que são estipuladas pela câmara e são identificadas pela assistente social da câmara ou então vêm aqui ao centro de operações a pedir ajuda.
Entrevistada 3: Na minha vida pessoal tem um peso maravilhoso. Significativo. É um trabalho que faço. Faço mais por mim. Por gostar daquilo que estou fazendo do que propriamente na geral. Me preenche.