Texto pivô: Os restaurantes reabriram o serviço de mesa no interior, no passado dia 19 de abril. Os empresários manifestam o seu descontentamento, por falta de clientes.
Voz off1: Nas ruas do Porto os restaurantes abriram as portas, mas os clientes tendem a não visitar os estabelecimentos.
Entrevistado 1: têm de estar só 4 pessoas em cada mesa. Se não forem amigos só está 1. Não posso pôr outras pessoas nas mesas, não é? O cliente não aceita.
Voz off2: Com o teletrabalho e as fronteiras fechadas, a única esperança dos restaurantes, são os estudantes, que retomaram as aulas presenciais.
Entrevistado 2: Há muita gente em teletrabalho. Os estudantes também estão a começar a vir aos pouquinhos, mas também estão em aulas online e deve-se a tudo isso.
Voz off3: Ainda com algumas limitações, os empresários preferem vender os produtos diretamente ao cliente, referindo que a venda de take away, só veio baixar a faturação.
Entrevistado 1: Foi 25% de faturação. Foi. Foi um desastre.
Entrevistado 2: Foi muito mau, muito mau.
Voz off4: Mesmo com as regras de segurança cumpridas, a restauração encerra às 22h durante a semana e às 13h ao fim-de-semana.
Reportagem de Catarina Preda e Inês Conde.