Texto Pivô: Na quinta pedagógica de Matosinhos, 20 animais resgatados são a atração para várias atividades com crianças. As tarefas estão relacionadas com o dia-a-dia de uma herdade.
Voz Off 1: Na Quinta Santa Isabel é desenvolvido um conjunto de atividades pedagógicas relacionadas com a vida numa quinta. Desde o semear e colher, aos cuidados e alimentação de animais.
Entrevistado 1: A Quinta Santa Isabel nasce com o propósito de trazer às famílias e, principalmente às crianças, o que é cuidar de vários animais. Nós começamos com alguns animais de resgate, esses animais que requeriam bastante atenção e nós juntamos o útil ao agradável.
Voz Off 2: A monitora afirma que o local pode ser importante para as famílias e, principalmente, para as crianças.
Entrevistado 1: Portanto, recebemos famílias, ensinamos aquilo que sabemos e como cuidar de vários tipos de animais, num conceito onde eles podem, também, usufruir de várias atividades e de várias culturas.
Voz Off 3: As atividades são diversas. É o exemplo de yoga, festas de aniversário, mini equitação e campos de férias.
Entrevistado 2: Cada dia é diferente, cada dia tem a sua aventura. Todos os dias fazemos coisas novas, todos os dias aprendemos coisas novas, tanto com os animais, como com as crianças e com as famílias.
Voz Off 4: As crianças são os principais “convidados”. Aprendem, sobretudo, a construir uma relação amável com os animais.
Entrevistado 3: Claro que é muito importante a interação das crianças com os animais, também como com a horta que eles têm aqui disponível para…, porque não é algo que eles têm no dia a dia deles, não é? E é importante eles, também, conhecerem esta realidade.
Entrevistado 4: É sensibilizar para a empatia com o animal, não é? A questão do voluntariado, que eu sei que é um projeto que está bastante apoiado nesse tipo de valor e, acima de tudo, é que respeite sempre a vida animal.
Voz Off 5: Durante a pandemia, a quinta passou por grandes dificuldades financeiras. Márcia salienta a falta de apoio nestes locais pedagógicos.
Entrevistado 1: É uma questão bastante delicada, até porque em Portugal nós não temos ainda muita ajuda neste sentido.
Voz Off 6: Os monitores acreditam que essa falta de ajuda vai deixar de existir em breve. Estão confiantes que os animais terão maior apoio e melhores condições.
[Reportagem de Diogo Costa e Rui Ribeiro]