Texto Pivô: A pandemia causou um desacelaramento no setor turístico em Portugal. O turismo está a ter dificuldades em regressar ao ritmo normal.
Voz off 1: O turismo em Portugal é um dos setores mais afetados pela Pandemia. Antes do vírus o alojamento turístico encontrava-se em aceleração. Em fevereiro as terras lusas receberam 1,6 milhões de turistas. De um momento para o outro tudo mudou. O mundo da restauração e do turismo foram obrigados a fechar as portas.
Entrevistado 1: " Este ano tivemos créscimos nunca antes vistos. Históricos. Em relação ao ano passado, com o Covid as nossas receitas desceram quase 100%. Os turistas deixaram de vir. E neste momento estamos a fazer um esforço para conseguir recuperar tudo isso."
Voz off 2: Os turistas deixaram de aparecer. Para compensar as perdas o turismo europeu necessitará à volta de 375 mil milhões de euros.
Entrevistado 2: " Naturalmente todo o setor do turismo tem estado em queda e nós aqui também sentimos esse abrandamento na procura. Temos menos clientes e o negócio caiu um pouco."
Voz Off 3: Após o confinamento, as reservas dos proximos meses são preenchidas pelos portugueses.
Entrevistado 3: " Acreditamos nós que tudo ficará resolvido em breve. Esperamos nós. É esse o nosso desejo. E que consigamos num segundo semestre recuperar uma eventual desacelaração."
Vivo: Resta saber se o Turismo em Portugal vai regressar com a mesma velocidade com que partiu, ou se o ressurgimento será um processo gradual. Uma reportagem de Catarina Aires, Vânia Maio e Inês Silva para a Universidade Lusófona do Porto.
Trabalho realizado por Catarina Aires, Inês Silva e Vânia Maio