Texto pivô: Ao longo dos últimos dias, o Seminário Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia, tem recolhido bens essenciais para o povo ucraniano. Roupas, medicamentos e bens alimentares seguem para as fronteiras da Ucrânia.
Voz-off 1: O vento não intimida quem se quer unir a esta causa. Os que o fazem têm um objetivo: contribuir com as armas que podem.
Vivo 1: Para tentarmos ajudar as pessoas que, neste momento, necessitam bastante destes bens, que nós, se calhar, achamos normais termos em casa e num ambiente de guerra não é possível eles acederem a estes bens.
Voz-off 2: E é por isso que esta corrente solidária é fundamental para quem está a ser afetado pela guerra.
Vivo 2: Acho que está toda a gente muito solidária com o povo ucraniano. Isso é ótimo, ainda por cima neste tempo de pandemia. E as pessoas estão todas a aderir imenso a estas iniciativas de doar bens e assim. E acho que é fomentar, é divulgar e estou muito feliz por ver as pessoas a ajudar. Está aqui um camião cheio e esperemos que sigam mais, para lá.
Voz-off 3: E já não é o primeiro que sai daqui em menos de uma semana. Graças à ajuda da população chegaram já toneladas de produtos a este centro de recolha.
Vivo 3: Em termos de donativos, como vocês puderam ver, termos um armazém cheio. Já enviamos seis camiões, portanto devo dizer que a adesão também tem sido grande dessa parte porque as pessoas estão a contribuir e estão-nos a relembrar que Portugal ainda não morreu, no sentido da humanidade.
Voz-off 4: Este é o espírito que alimenta os cerca de 200 voluntários. Para eles, a união é a resposta para o problema.
Vivo 4: Os voluntários são cada vez mais. Eu assisti a pessoas que vêm deixar coisas e saem do carro e começam a carregar as caixas dos outros carros. E eu acho que é isto que faz a diferença. É uma união que vai conseguir fazer acreditar que isto se vence pelo amor e não pelo ódio.
Voz-off 5: Os portugueses e os ucranianos vão continuar a unir esforços. A esperança é contribuir para uma Europa sem guerra.
[Reportagem de Maria Vitória Costa e Ruben Marques]