PIVÔ: Há em Vila Nova de Gaia uma equipa de futebol americano. Os Mutts – assim se chamam – são os atuais líderes da zona Norte.
VOZ OFF: Cai um. Caem dois. Caiem três. São onze jogadores em cada equipa e quem pisar o risco vence.
VIVO ENTREVISTADO 1: Basicamente é como se fosse um jogo de Xadrez, temos de jogar na nossa endzone, que é a nossa goal line (linha de golo), por assim dizer, até a outra para marcar pontos. Assim que chegamos à endzone oposta, ofensivamente marcamos seis pontos. Depois tentamos converter um ou dois pontos. Se chutarmos àquilo que chamamos entre os postes é um ponto, se tentarmos fazer uma jogada para entrar dentro da endzone normalmente vale dois pontos.
VOZ OFF: Este desporto que na América é rei, em Portugal está ainda em fase de conquista.
VIVO ENTREVISTADO 2: Ainda somos muito amadores e não é a mesma coisa que estar no Estados Unidos e crescer logo a passar uma bola. Nós aqui estamos habituados a chuta-las. Tem crescido um bocado por esse empenho de quem anda motivado no desporto.
VOZ OFF: Apesar do avanço, ainda há muitos obstáculos a contornar.
VIVO ENTREVISTADO 1: Nós jogamos literalmente por amor à camisola e ainda temos de gastar dinheiro, desde o equipamento, a seguros, etc., etc.
VIVO ENTREVISTADO 3: Principalmente apoios a nível de câmaras, apoios de empresas, isso sem dúvida que nos ia impulsionar.
VOZ OFF: Enquanto os apoios não chegam, a realização de eventos é a grande estratégia para atrair mais atletas.
VIVO ENTREVISTADO 2: Alguns eventos para o público em geral e outros de competição, nomeadamente por exemplo jogar com equipas internacionais.
VOZ OFF: A próxima jogada é criar um escalão de formação, de modo a garantir continuidade da equipa sénior.
Reportagem: Jéssica Rocha
Edição e Imagem: Vítor Hugo Lapa