PIVÔ: O Parque Florbela Espanca, em Leça da Palmeira, será reabilitado. A promessa foi feita pelo presidente da União de Freguesias, numa reunião aberta a toda a comunidade.
VOZ OFF: Quando publicou no facebook um vídeo que mostrava o estado de degradação do parque Florbela Espanca, Pedro Santos não imaginava o que estava prestes a acontecer.
VIVO ENTREVISTADO 1: Pelo impacto que hoje em dia as redes sociais têm achei que era uma das melhores maneiras de sensibilizar, sei que iam todos partilhar, sei que todos pensavam da mesma maneira que eu, só tinha que alguém impulsionar este avanço.
VOZ OFF: O uso dado ao parque não tem sido o melhor e isso verifica-se.
VIVO ENTREVISTADO 1: Hoje o pessoal já vem para aqui, já para um bocadinho diferente, já utiliza isto para outros fins, não é…
VOZ OFF: A ligação ao parquito – como carinhosamente lhe chamam – vem desde pequeno, e nem as pisaduras o afastavam do espaço que o viu crescer.
VIVO ENTREVISTADO 1: Algumas dolorosas, não é, muitas quedas, histórias de crescimento, porque tínhamos aquele respeito aos mais velhos.
VOZ OFF: A manutenção do espaço tem sido difícil, muito por culpa da diminuição de ajudas do Estado e pela falta de civismo.
VIVO ENTREVISTADO 2: Porque o vandalismo é que estragou por completo esta zona, esta envolvente aqui do Parque Florbela Espanca.
VOZ OFF: Durante a sessão de esclarecimento todos foram surpreendidos com um projeto que está a ser pensado para reabilitar o parque.
VIVO ENTREVISTADO 2: O futuro é aquilo que a comunidade também pretende. A comunidade pretende é que este espaço seja requalificado, que exista aqui um conjunto de equipamentos que possibilitem a crianças, jovens, adultos e também àqueles menos jovens, aos nossos seniores, que possam frequentar este parque verde, mas com equipamentos que lhes possibilitem a prática desportiva e que possibilitem também aqui alguns momentos de lazer, de calma, de tranquilidade e de paz.
VOZ OFF: Ainda sem prazo de construção, a promessa de ser breve é assumida.
VIVO ENTREVISTADO 2: Há um compromisso que eu assumo. É que o projeto seja desenvolvido de forma mais célere possível e a sua execução seja ainda mais célere, que é isso que nós pretendemos.
VOZ OFF: Quanto ao impulsionador de tudo isto, fica o desejo de ver tudo concluído.
VIVO ENTREVISTADO 1: Espero que agora as promessas que vão ser feitas sejam cumpridas.
Ana Capelo, Inês Guimarães e Maria Pereira
Ana Rita Castro e Mara Craveiro
Andreia Oliveira; Gisela Silva; Marta Oliveira
Barbara Couto, David Soares e Fábio Costa
Bárbara Dias, Luana Teixeira, Sofia Coelho
Cláudia Carvalho, Soraya Évora, Diogo Rodrigues
Daniel Dias | Eduardo Costa | João Rocha
Daniela Couto, Marta Andrade, Raúl Gaspar
Gabriela Bernard, Inês Fernandes e Rafael Moreira