Pivô: Por conta da pandemia da Covid-19, a Câmara Municipal do Porto adiou os tradicionais festejos do S. João para 2021.
voz-off 1: A noite de São João é um marco para a cidade do Porto. Conhecida por ser uma festa democrática, mistura, há anos, pobres e ricos, turistas e locais.
testemunho 1: Nós tivemos que vir aqui, porque é muito melhor do que o Santo António em Lisboa. E, honestamente, não dá para comparar, porque são duas festas completamente diferentes.
Voz off 2: Da Ribeira aos Aliados. Da Boavista à Foz. A cidade está vazia. Sem o colorido dos martelos. Sem o cheiro à sardinha. Sem as luzes dos brinquedos. Nem filas pras farturas.
testemunho 2: Obviamente, que dadas as circunstâncias que estamos a passar, acho muito bem que não se realize o São João. Porque não há necessidade de voltarmos atrás no percurso que já fizemos para a frente. O importante é que as pessoas estejam protegidas, protejam os outros, e que se divirtam em casa delas à sua maneira.
voz off 3: Os turistas não vieram. E a festa dos portuenses será em casa. As mudanças afetaram o comércio tradicional da época.
testemunho 3: Quer dizer, afetou toda a gente. Os manjericos, os (?), a cidreira, tudo, afetou tudo. Afetou mesmo tudo, mas o que nós queríamos é que isto passasse. De resto, não há este ano, há para o ano, se Deus quiser, não é?
vivo: A festa que acontece desde o século XVIII, desta vez, ficou para o ano que vem. Beatriz Palmieri, Andreia Araújo e Esperança Joaquim para a Lusófona do Porto.