Texto pivô: A vida pré-pandémica parece estar a voltar. O turismo regressa a Portugal, trazendo uma normalidade que já não se sentia há dois anos.
Voz off 1: Com o abrandamento das restrições, o turismo começa a ganhar forma, novamente. A afluência de turistas, no Porto, é cada vez mais notória. As opiniões são consensuais entre os comerciantes.
Entrevistado 1: Sim, está a melhorar, com certeza, através dos números dá para perceber isso. Os restaurantes já têm movimento, as ruas têm movimento, a gente continua fazendo tour.
Entrevistado 2: Sim, havia muita gente que estava com vontade de voltar a viajar e passear e que, devagarinho, tem voltado aos valores antigos e até, às vezes, um bocadinho maiores. Pelo menos, por exemplo, em março e fevereiro que são meses um bocadinho mais calmos, este mês teve-se mais movimento.
Voz off 2: Segundo Hugo, para a época em que estamos, o número de turistas na cidade está acima do habitual. O regresso desta normalidade era desejado por muitos. No entanto , há quem considere que a cidade do Porto ainda não está preparada para receber estes visitantes.
Entrevistado 3: No caso da cidade do Porto, ainda não estamos preparados para receber esse turismo em massa que expectamos todos. Ou seja, infraestruturas da cidade estão todas como vocês sabem, não é, ruas encerradas.
Voz off 3: A preocupação com as regras de prevenção já é quase inexistente. A necessidade de sair e de visitar sítios diferentes, sobrepõe-se à covid-19.
Entrevistado 4: Um, um já pediu para eu usar máscara, os outros não.
Entrevistado 5: As pessoas já quase nem falam da pandemia, a maior parte das pessoas, se repararmos na rua, já não usam máscara, portanto.
Voz off 4: Com a cidade cheia de viajantes, a esperança do regresso da normalidade aumenta. Será este o ponto de viragem?
[Reportagem por Catarina Lemos / Matilde Silva]