Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018

Texto-pivot: O goalball é uma modalidade praticada por pessoas cegas. O Clube Desportivo de Fiães decidiu apostar no desporto adaptado.

 

Vivo Entrevistado 1: Eu acho que o desporto faz bem a tudo. Principalmente esta modalidade faz bem a nós cegos na nossa orientação no dia a dia.

Voz off1: O campeonato do goalball realiza-se desde 1994 em Portugal.

Vivo Entrevistado 2: Basicamente é um campo de vólei em que estão três jogadores de cada lado, tendo uma baliza para cada equipa. Essa baliza ocupa a linha final, ou seja uma baliza de 9 metros, em que três jogadores terão que a defender e o objetivo é marcar golo na baliza adversária.

Voz off2: A bola é lançada e o som que produz permite aos jogadores identificar a trajetória.

Vivo Entrevistado 3: Eu pratiquei durante 10 anos desporto federado, atletismo normal e deixei o atletismo. Conheci o goalball e o espírito de equipa, o próprio desporto é algo que atrai e que muita gente, que como não conhece o goalball, ficaria interessada.

Voz off3: Em 2017, a seleção nacional conquistou a medalha de prata nos jogos Paraolímpicos.

Vivo Entrevistado 3: Uma pessoa quando tapa os olhos fica perdida e vemos jogadores no campo que andam como se estivessem dentro de casa. É um desporto como qualquer outro, como o futebol, como o andebol, o futsal... é um desporto apaixonante, temos é de aprender a gostar.

Vivo Entrevistado 4: Acho que é extremamente benéfico em vários aspetos. Tal como a nós, em primeiro lugar em termos de saúde e depois em termos da própria mobilidade deles, porque ajuda-os a começar a ter mais autonomia, a ter uma autoestima diferente porque percebem que se os outros são capazes, eles também acabam por ser capazes e é mais neste sentido que acho que pode ser benéfico para este tipo de atletas.

Vivo Entrevistado 1: Somos úteis como as outras pessoas são. Se as outras pessoas podem, nós podemos demonstrar à sociedade que também somos capazes de... não é? 

publicado por Rafael Oliveira às 15:15

pesquisar
 
Abril 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro