Texto pivô: As lojas históricas do Porto sofreram muito com a pandemia.
Voz off 1: A loja centenária Casa Natal, no centro do Porto, sentiu o efeito da pandemia, especialmente no ano de 2020.
Entrevistado 1: Teve um efeito muito grande, nomeadamente em 2020, portanto os confinamentos de 2020 foram terríveis, para o negócio, afetaram não só o movimento de clientes nacionais, mas sobretudo no verão, o movimento turístico. O 2021, o ano passado, digamos que o efeito já não foi tao grande, principalmente no segundo semestre que já se mitigou, mas o primeiro semestre de 2021 ainda se sofreu bastante.
Voz off 2: Ainda assim, a loja encontrou maneiras de dar volta ao problema.
Entrevistado 1: Normalizamos algo que já fazíamos, mas fazíamos quase de carater, a título excecional, que era as entregas de mercadorias ao domicílio, e com a pandemia normalizamos esse procedimento.
Voz off 3: Com a pandemia sem dar tréguas, o começo de 2022 também não tem sido fácil.
Entrevistado 1: Neste início de ano, em que efetivamente não há um confinamento formal, a verdade o que eu vejo é que temos sentido o início de 2022 muito fraco, há pouca gente na rua, nota-se que há muita gente em isolamento, muita gente em teletrabalho e isso reflete-se e de que maneira no negócio no dia a dia.
Voz off 4: Há 122 anos de portas abertas, é certo a Casa Natal continuará a fazer parte do centro histórico da cidade do Porto.
Reportagem de Gonçalo Azevedo