TEXTO PIVÔ: Foi aprovada a nova lei que põe fim à época oficial de saldos. É já a partir deste ano que as lojas passam a poder gerir os próprios períodos de promoções.
OFF JORNALÍSTICO 1: A correria e azáfama que se viviam em época de saldos têm os dias contados. A partir do primeiro semestre de 2015 entra em vigor a nova lei. Cada negociante passa a ter autonomia para realizar saldos quando entender, desde que não o faça mais de quatro meses por ano. A medida está a gerar alguma discórdia nos consumidores.
OFF JORNALÍSTICO 2: O que é que vocês acham desta alteração nos saldos?
VIVO ENTREVISTADA: É assim, eu acho que esta alteração dos saldos vai gerar confusão, a nível das pessoas saberem quando é que estão saldos e quando é que não estão. Porque as pessoas não vão-se aperceber de quando é que há saldos.
VIVO ENTREVISTADO: Eu acho que vem trazer novos desafios, tanto às empresas como aos consumidores, que ao início podem estar mais confusos, mas acho que também é uma nova forma de empreendedorismo que pode trazer benefícios tanto para consumidores como para as próprias empresas, que vão ter de repensar as estratégias de comunicação e os consumidores vão ter mais oportunidades, novas oportunidades de consumo…acho que se trata apenas de uma questão de adaptação, agora.
OFF JORNALÍSTICO 3: Achas que esta divisão dos saldos pelas lojas vai fazer com que a confusão que se vivia no Natal e noutras épocas diminua?
VIVO ENTREVISTADA: Sim…sim…sim. Acho que sim. Porque as pessoas não vão andar tão ansiosas pelos saldos e não vai tudo estar à espera daquele momento. As pessoas vão…se os saldos andarem mais divididos durante o ano, as pessoas também.
VIVO ENTREVISTADO: É possível que sim, uma vez que agora os saldos estão repartidos, as pessoas vão-se juntar através dos próprios interesses, quando uma marca que lhe interessa está em saldos, a pessoa dirige-se à loja e uma vez que agora os saldos agora são todos na mesma altura, eu acho que vai haver uma maior repartição das pessoas pelas diferentes espaços-tempo.
VIVO DE FECHO: Esta lei permite maior liberdade ao comércio, através da gestão eficaz do stock que vai assim de encontro com as necessidades do consumidor. Jéssica Rocha e Ana Silva, Técnicas de Expressão Televisiva. Porto. 2014.