Texto pivô: São 16 as pessoas homenageadas na exposição “Mulheres que fazem barulho”. A exposição pode ser vista na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto.
Voz off 1:Inês tem uma banda e veio aqui inspirar-se. Com ela, traz o sonho de um dia fazer parte da exposição.
Vivo 1: A minha parte favorita foi a parte da exposição em que tinha assim uma prateleira com uma romã, com um livro, com louro, e com um tacho. Porque o que nós fazemos é barulho.
Voz off 2: A exposição tem o toque de Paula Guerra. A coordenadora escolheu mulheres do rock desde o 25 de Abril até aos dias de hoje. Foram estas as selecionadas na luta por um lugar sob o holofote.
Vivo 2: A ideia também era diferentes gerações, portanto temos diferentes grupos etários de mulheres. A começar pela Lena d’Água, a Xana, mas também chegando à Carolina dos Sunflowers, a Elsa Pires dos anos 90, e também a diversidade de géneros e subgéneros. E de papéis na banda. Porque geralmente só se dá relevo à questão da vocalista, não é?
Voz off 3: A equipa já está a trabalhar na segunda exposição. Por enquanto, a guitarra que se cansou de ser sexy e outros objetos marcantes podem ser vistos até 30 de Setembro. Diana Loureiro e Diogo de Sousa. Universidade Lusófona do Porto.
(Reportagem por Diogo de Sousa e Diana Loureiro)