Texto pivô: A comunidade ucraniana festejou, no dia 22, uma das tradições do país. A comemoração realizou-se no Porto.
Voz off: Este é o grito que acompanha toda a celebração. A comunidade ucraniana organizou um desfile para comemorar uma das tradições do país. A caminhada teve início do Castelo do Queijo. Contou com dezenas de pessoas.
Entrevistado 1: O maior foco disto tudo é para nós dar apoio aos nossos refugiados ucranianos que vieram há pouco tempo e precisam de muita ajuda, muita solidariedade, etc.
Voz off: O evento foi além da caminhada pelo Passeio Alegre. Para quem participou foi importante agradecer aos portugueses. Ao longo do percurso foram ouvidos muitos aplausos.
Entrevistado: O mais importante disto tudo é um agradecimento a todo o povo português por aquilo que até agora fez-nos, sentir mais fortes, mais plenos, mais com segurança.
Voz off: A tradição é sempre celebrada em Maio. O organizador, Ivan Muzichak, explica em que consiste.
Entrevistado 2: Esta data é o Vyshyvanka, que é o camisa bordadas, já entrou num nível internacional, que estava muito relacionado Ucrânia, agora já entrou num nível. Internacional. Cada um ano, terceira semana de maio, a gente celebra esta data. Agora neste tempo triste que estamos em guerra e sabemos que está a sofre muita gente na Ucrânia mas nós na mesma conseguimos, tentamos fazermos um bocadinho de alegria, não vou dizer que é alegria. É um bocadinho de apoio ao nosso povo.
Voz off: Foram dezenas as pessoas que participaram. A maioria eram ucranianos. Alguns residentes em Portugal, outros refugiados.
Entrevistado 2: 40/50% são refugiados, alguns que vieram de Braga, outros de Aveiro e arredores mas há muitos refugiados. E quem vai cantar no palco hoje, e vão fazer o canção, são refugiados do Odessa.
Voz off: A celebração terminou no Jardim do Passeio Alegre. Foram ouvidas músicas das duas nacionalidades.
[Reportagem de Ana Araújo e Diana Ferreira]