Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 04 de Abril de 2018

Texto-Pivô: A arte é um elemento fundamental na comunicação das pessoas com deficiência. A música é cada vez mais valorizada neste meio.

 

Voz off 1- A música é um veiculo de expressão e de comunicação muito poderoso para toda a gente. Quando falamos de pessoas com deficiências esta arte assume um papel ainda mais importante.

 

Vivo entrevistado 1- Quando entro aqui na sala normalmente eles estão sempre muito apaticos, muito parados, ás vezes por causa da medicação e o que eu tento é através da música combater essa apatia. Outra coisa que eu me apercebo é a dificuldade que eles têm em interagir uns com os outros e através da música procuro combater essas dificuldades e limitações que têm. Eles tem alguma dificuldade em comunicar. Aqui a música não é só, com cuidados estéticos, não interessa que cantem bem. Interessa, sim, que libertem estas emoções e acontece muitas vezes, eu deteto logo se está tudo bem lá em casa e até desabafam coisas comigo

 

VOZ OFF 2- Fábio tem 41 anos e era campeão de natação e um afogamento aos 17 anos mudou a sua vida para sempre. As aulas de música são as favoritas pois recorda as bandas da sua adolescência.

 

Vivo Entrevistado 2- Gosto dos AC/DC, gosto dos nirvana, dos GunsN’Roses e sinto-me contente, sinto-me muito mais alegre, sinto-me livre.

 

Voz off3 - A ligação de Fábio à musica é profunda lembra-o do passado e leva-o a recordar, além disso, a relação que estabeleceu com o professor leva-o a ser o último a sair da sala.

  

Vivo entrevistado 2- Ele dá-me apoio, vai-me buscar para as aulas, também me põe tranquilo. A minha companhia ás vezes.

 

 

 

publicado por Pedro Lorador às 15:45

pesquisar
 
Abril 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro