Texto-Pivô: O maior festival de arte de rua voltou a Santa Maria da Feira. Na 17ª edição do Imaginarius são esperados cerca de 53 mil visitantes.
VO 1- O maior festival de artes de rua em Portugal, tem lugar em Santa Maria da Feira. Desde 2001 que tem contribuido para a economia da cidade e atraido muitos curiosos e turistas.
Entrevistado 1- É sempre um evento cultural interessante que a cidade tem. Acho que é bom, promove o teatro
Entrevistado 2- Para a cidade traz, para além de reconhecimento, acaba por desenvolver o turismo e até a própria economia
Entrevistado 3- Chama pessoas de fora para cá e como e´uma cidade muito parada, este evento, como o Imaginarius, como a Viagem Medieval traz sempre muita gente, e faz com que a feira não seja esquecida
VO 2- Pensar num mundo novo, é o mote da 17 edição do Imaginarius. Este ano foram mais de 190 as candidaturas recebidas, de artistas de mais de 38 países. O Imaginarius é por isso uma reunião de cultura, arte, música e teatro.
Entrevistado 4- Nota-se que tem muitos turistas, mesmo quando vamos na rua e ouvimos as pessoas a falar, ouve-se muita gente a falar estrangeiro e por isso estas atividades são de louvar porque trazem muitos muitos muitos turistas.
Entrevistado 5- É o maior de rua, de arte de rua no país, portanto a sensação que eu tenho é que de facto traz artistas com muita qualidade de outros países.
Entrevistado 6- É bom para a cidade a nível de crescimento.
Entrevistado 7- Traz movimento, traz conhecimento e traz descoberta.
VO 3- Em 2016, o evento foi visitado por cerca de 45 mil espectadores. Para esta edição, a organização previa cerca de 53 mil visitantes, no centro histórico de Santa Maria da Feira.
Maria Inês Moreira e Maria Inês Pinho