Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019

TEXTO PIVÔ: Existe no município de Lousada um projeto com o objetivo de melhorar o sucesso escolar através da prática desportiva. Para já, são 6 as associações desportivas que abraçam a causa.

VOZ-OFF: É com a iniciativa “Ficar na Escola Compensa” que o Concelho de Lousada pretende combater o abandono escolar. Cerca de 40 alunos fazem parte do projeto. O Desporto é a ferramenta utilizada para fechar as portas ao insucesso.

ENTREVISTADO 1: Tenho melhorado muito as notas e isto ajuda-me a relaxar e a ser melhor aluna.

VOZ OFF: Problemas familiares e falta de motivação são alguns dos motivos que levam ao insucesso escolar. A melhor forma de incentivo encontrada… foi o desporto.

ENTREVISTADO 2: [O projeto] Consiste em aceitar meninos que, na escola têm alguma dificuldade até de concentração e de querer estar na escola e no fundo o desporto é um incentivo para eles mudarem um bocadinho de atitude, ganharem mais concentração, aprenderem outro tipo de responsabilidades.

VOZ-OFF: A prática desportiva leva a um estilo de vida mais saudável e a uma melhoria na saúde dos praticantes.

ENTREVISTADO 3: Baixei o meu peso, o meu estado de saúde está melhor, já tenho uma respiração melhor.

VOZ-OFF: Neste projeto estão inseridos alunos desde o 1º ciclo até ao ensino secundário. Entre as modalidades disponíveis, destacam-se o futebol, a patinagem e a zumba.

ENTREVISTADO 4: Estas aulas são cedidas gratuitamente aos alunos que fazem parte do projeto como um incentivo. Foi-lhes dado a escolher o que é que queriam e poderiam fazer de acordo com a oferta que cá está… De forma a que eles conseguissem manter um certo entusiasmo, é mais ou menos uma recompensa por se manterem na escola.

VOZ-OFF: Para esta iniciativa, o Município conta com a colaboração dos agrupamentos de escolas, clubes e associações desportivas de Lousada, que ajudam a que tudo funcione nas melhores condições.

publicado por Vicente Garim às 15:37

pesquisar
 
Junho 2019
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Últ. comentários
https://verdade-rigor-honestidade-diferente.blogsp...
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro