Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 21 de Março de 2018

 

 

Texo-Pivô: As Fallas começaram por ser os festejos dos carpinteiros de Valência à chegada da Primavera. Por alturas de Março, restos de madeira que eram acumulados ao longo do ano eram queimados para celebrar o equinócio. Com o tempo a festividade mudou e hoje os restos de madeira assemelhar-se a caricaturas das personalidades nacionais e internacionais que atraem pessoas de todo o mundo.

 

 Off-jornalista: As Fallas são hoje uma das maiores festas tradicionais de Espanha que, à boa moda espanhola, se prolongam durante dias, e sempre noite dentro com muita barulheira e fogos de artifício à mistura.

 

Off-jornalista: Durante o ano os Falleros , Comissões de Festas das Fallas de cada bairro, Criam as fallas mais belas e grandiosas. As esculturas são feitas de cartão sempre com um tema satírico e as mais altas ultrapassam os 30 metros. Na semana principal das festas – que decorre de 15 a 19 de Março – as fallas são apresentadas e podem ver-se centenas de construções por toda a cidade.

 

Entrevistado 1: “para fazer o traje típico, primeiro, é preciso comprar o tecido e o forro. Sendo um vestido difícil de fazer tens que levar a um costureiro para fazer. O traje é dividido em duas partes: saia e um dorso”

 

Entrevistado 2: “há dois tamanhos de traje: para criança e para adulto”

 

 Entrevistado 3: “os trajes mais comuns e simples podem custar entre dois a três mil euros”

 

Off-jornalista: Nesta época festiva a paella Valenciana é a rainha da mesa e dos concursos. Para adoçar o paladar os valencianos finalizam com “ buñuelos de calabaza” pequenos bolos cabaça polvilhados com açúcar.

 

Off-jornalista: No dia 19 de Março, na Nit de la Crema a festa atinge o seu auge e todas as centenas de fallas espalhadas pela cidade são incendiadas, as ruas tornam-se quentes e iluminadas e ninguém pode, consegue ou quer deitar-se antes de o nascer do sol!

 

 

publicado por Soraya Évora às 16:43

pesquisar
 
Março 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro