Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 14 de Março de 2018

Texto pivô: No combate ao insucesso escolar, estudantes da academia do Porto juntaram-se e formaram o Já T’explico. Nesta organização, sem fins lucrativo, a partilha entre explicadores e aprendizes vai além dos conteúdos programáticos.

 

Voz off 1: O incentivo dado a estas crianças é a chave do sucesso. No Já T’explico, entre esclarecimento de dúvidas e conversas informais, a taxa de reprovação diminui e a motivação aumenta.

Entrevistado 1: Acabam por me ajudar a ser mais organizada e estar concentrada porque se calhar se eu estudasse sozinha quando estivesse farta parava. Aqui não, eles puxam por mim e tiram o melhor.

Entrevistado 2: Mais do que explicadores somos acima de tudo um exemplo, porque eles vêem-nos como isso, como modelos, mas também amigos.

Voz off 2: As histórias de vida de quem por aqui passa são muito diferentes. Mas numa coisa os explicadores estão de acordo, todos crescem e aprendem uns com os outros.

Entrevistado 3: Nunca sabes quem vais receber e depois recebes alguém que teve uma vida completamente diferente da tua e que tu acabas por ensinar imenso e que te ensina imenso a ti. E acabas por criar um elo e um laço que é mesmo forte.

Entrevistado 4: Nós achamos que os estamos a ensinar a eles, mas eles também nos ensinam muita coisa a nós. A alegria deles, a simplicidade deles, são crianças, não há nada melhor que as crianças.


Voz off 3: O trabalho aqui desenvolvido vai além da vida escolar. Por vezes os problemas de matemática ficam para segundo plano e procura dar-se solução aos dilemas do dia-a-dia.

Entrevistado 5: Ajudam com dificuldades que tenhamos além da vida escolar.

Entrevistado 2: Há muitos dias em que simplesmente não estudamos e ficamos só a conversar, porque há coisas mais importantes a tratar, coisas que elas precisam de falar connosco, desabafar.

Entrevistado 6: Nós somos uma organização de estudantes voluntários, ninguém é pago. O nosso grande objetivo é combater o insucesso escolar e o abandono também, mas principalmente fomentar a cultura em todos os jovens e garantir a igualdade de oportunidades.

publicado por Bárbara Dixe Ramos às 15:40

pesquisar
 
Março 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro