Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Terça-feira, 06 de Junho de 2017

Andreia Resende e Sara Oliveira

 

Texto pivô: A escovaria Belomonte produz e vende várias escovas. Este espaço, situado no Porto, é um negócio de família.

  

 

Voz Off 1: É nesta escovaria que as pessoas podem ver as técnicas utilizadas para fazer uma escova. A produção exige conhecimento, rigor e dedicação.

 

Vivo Entrevistado: "Nós compramos a madeira em bruto, aparelhamo-la, portanto, cortamo-la direita para poder ser utilizada. Furamos para a quantiade de pêlo que queremos meter e para o tamanho de escova que é. Damos-lhe a forma, metemos o pêlo e praticamente está uma escova feita." 

 

Voz Off 2: São vários os tipos de escovas feitas pelas mãos de Fátima Silva e Rui Rodrigues.

 

Vivo Entrevistado: "Desde escovas para a indústria têxtil, os queijos, a indústria de calçado, indústria automóvel até à escova pessoal. As escovas que nós usamos em casa, limpeza de eletrodomésticos, de imobiliário e depois as escovas pessoais."

 

Voz Off 3: Há um conjunto de características que fazem parte da produção de escovas.

 

Vivo Entrevistado: "Acabamos por conseguir fazer escovas à moda antiga, que é o processo que se continua a fazer, com outro design, outra roupagem. Portanto, tudo feito à mão. O que nós fazemos é o que mais ninguém faz. Nós fazemos escovas com muita qualidade".

 

Voz off 4: Os clientes vão dos mais novos aos mais velhos. Mas a Belomonte tem apostado na exportação.

 

Vivo Entrevistado: "Vendemos para Inglaterra, Espanha, França e Dinamarca".

 

Vivo Jornalista: "É na Belomonte que há 90 anos se continua a manter a tradição de vender escovas. Ficamos por aqui a acompanhar o processo. Andreia Resende, Universidade Lusófona do Porto.

publicado por Sara oliveira às 23:25

pesquisar
 
Junho 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
15
16
17

18
19
20
21
24

25
26
27
28
29
30


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro