Texto Pivô: Alex Ryu Jitsu é uma Arte Marcial que surgiu em Famalicão. Inês Oliveira ficou recentemente em terceiro lugar no Campeonato Mundial, realizado em Caldas da Rainha.
Voz off 1- Cinturão amarrado. Pés descalços no tatami. Assim se inicia mais um treino de Alex Ryu Jitsu. Uma arte marcial que nasceu em Famalicão, mas que já se espalhou pelo mundo.
Entrevistado 1: O Alex Ryu Jitsu é uma arte marcial que tem combate, defesa pessoal, e foi criado pelo Grande Mestre Alexandre Carvalho. Esta arte marcial pode ser praticada por todas as idades.
Voz off 2- Alex Ryu Jitsu junta a vontade de competir e de praticar a modalidade. Mas, a prática não obriga à competição.
Entrevistado 1: Nem toda a gente precisa de competir, ou seja, se tu queres praticar só por fazer desporto, para praticares, podes. Aqui não existe uma regra. Quem quer participa, quem não quer, não participa.
Voz off 3- No Mundial organizado em Março, Inês Oliveira, conquistou o terceiro lugar. Com a prática desta modalidade, há já 7 anos, foi a vez de se estrear numa nova disciplina.
Entrevistado 1: Eu tenho participado no escalão menos cinquenta e seis quilos. Neste último Campeonato do Mundo fiz, pela primeira vez, o K1, onde podemos utilizar joelhos e os rotativos. Foi difícil mas gostei, e acredito que vá participar mais vezes nisso.
Voz off 4- Sete anos de prática trouxeram experiência. Mas, nem isso, descuida a preparação antes da competição.
Entrevistado 1: Tenho de ver qual é o meu escalão, tenho de me pesar, e se estiver acima do peso, tenho de perder peso. Faço mais treinos por semana, mais duros, mais intensos, para preparar, não só a minha caixa, mas também a minha técnica. Tenho de trabalhar a parte física, como também a psicológica. Muitas vezes quando nós vamos lá a pensar que não conseguimos, chegamos lá, e não conseguimos.
Voz off 5- Competir é beneficiar, ainda mais, da arte marcial Alex Ryu Jitsu.
Entrevistado 1: Competições de alto nível que nós fazemos, sinto que aumenta um bocadinho a pressão. Mas, acima de tudo, dá-me muita experiência, e é esse o objetivo de eu participar.
Voz off 6- A Academia de Artes Marciais, em Cavalões, Famalicão, tem a porta aberta para quem esta arte quiser experimentar. Inês Costa e Pedro Silva, Universidade Lusófona do Porto.