Texto-pivô: O sector do turismo caiu 91 por cento em fevereiro. Foi o terceiro pior mês de sempre desde o início da pandemia.
Voz Off 1: A confederação do Turismo revela que o setor já perdeu 45 mil postos de trabalho e lamentam a falta de apoios do governo.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a quebra nas receitas turísticas atinge o Algarve, que em fevereiro registou valores de menos 94%.
Carlos Viegas (Diretor Hoteleiro): Há 50 anos que estou aqui neste hotel e nunca me passaria pela cabeça o que aconteceu no ano passado e muito menos este ano.
Francisco Calheiros (Presidente da Confederação Turismo): No ano passado, nós regressamos a números de 1993. O fevereiro deste ano, equivaleu ao fevereiro de 1974, andamos 50 anos para trás.
Voz Off 2: 62% dos alojamentos turísticos estiveram encerrados ou não registaram qualquer movimento de hóspedes.
O INE fez recentemente um balanço de um ano de pandemia, onde sublinha as consequências negativas na atividade turística nacional.
Francisco Calheiros (Presidente da Confederação Turismo): Neste momento, é completamente transversal, as empresas que perderam atividade durante mais de um ano, estão com as tesourarias completamente a zero. E Portanto, o governo neste momento, tem de se chegar mais a frente claramente em linguagem popular porque as medidas não chegam as que estão.
Voz Off 3: Com as viagens condicionadas e os espaços turísticos fechados, o setor tem sido um dos mais afetados.
Se antes o objetivo era expandir os negócios, agora é lutar para que se mantenham abertos.
Reportagem de Ana Cláudia Fernandes e Vanessa Sousa