Texto Pivô: O número de empreendedores e investidores no mercado de saúde e beleza aumentou nos últimos anos. O género masculino foi o consumidor que mais alterou os seus hábitos.
Voz Off 1 : O mercado das barbearias teve um crescimento exponencial em Portugal nos últimos 5 anos, os proprietários procuram ter cada vez mais um serviço personalizado.
Entrevistado 1 : Venho cá desde que isto abriu e gosto do ambiente, e das pessoas também, são fixes.
Voz Off 2 : Ao som das máquinas, tesouras e secadores, o ambiente e o profissionalismo são a alma do negócio.
Entrevistado 2 : Nós temos um padrão, ou seja, o ambiente da loja, o corte de cabelo, tudo em si conta, aliás que nós somos muito fortes nisso. A pessoa acaba por vir, gosta do corte, gosta do ambiente e acaba por voltar, acho que é esse o nosso segredo.
Voz Off 3 : Juntamente com a intensificação de espaços como este, existe muita procura por cursos de barbeiro. A 26 Academy nasceu em 2018 e conta com mais de 300 barbeiros formados.
Entrevistado 3 : A 26 Academy nasceu com o propósito de criar mais qualidade na área da barbearia, ou seja, não tínhamos nenhuma academia só dedicada à área de barbeiros. Então criamos essa oportunidade, dentro dessa lacuna que existia no mercado.
Voz Off 4 : Segundo um estudo realizado pelo grupo alemão Metro sobre as preferências dos empreendedores portugueses, um quarto (1/4) dos investidores lusos apostam em negócios por conta própria. O crescimento do setor não é uma surpresa e a competitividade é cada vez maior, algo que exige uma luta constante pela diferenciação.
Entrevistado 4 : O que é que nos faz de diferentes? Três pontos para nós que são fundamentais. Padrão, conceito e a experiência ao cliente.
Voz Off 5 : Tal como o mês, o setor está quente e promete não descer de temperatura. Guilherme Caroço e Tiago Oliveira, Universidade Lusófona do Porto.
[Reportagem de Guilherme Caroço e Tiago Oliveira]