Texto Pivot: A pandemia veio afetar o futebol em Portugal. As ligas amadoras têm cada vez mais jogadores a necessitar de apoios financeiros.
Voz Off 1: O Campeonato de Portugal foi uma das competições que mais sofreu com a paragem competitiva durante os tempos da pandemia. No total, foram 3 as equipas que apresentaram desistência.
Entrevistado 1: “Esta pandemia devorou tudo o que era receitas, o que era salários e muitas equipas não vão conseguir competir de novo no Campeonato de Portugal porque é um campeonato que exige muitas coisas e os jogadores também merecem respeito, porque vendem sonhos e depois não cumprem e é complicado também para nós”.
Voz Off 2: A Associação “Futebol para a Vida” foi um movimento criado no decorrer da pandemia que atualmente já conta com mais de 200 pessoas. O seu grande objetivo é ajudar as famílias dos jogadores mais necessitados.
Entrevistado 2: “Todas as manhãs recebemos mensagens e vemos as pessoas que mais necessitam e chego ao armazém e faço os nossos kits e vou às entregas. Nós temos apanhado de tudo um pouco ao ponto de famílias pedirem-nos por exemplo papel higiénico, sabonete, manteiga, pão, com uma casa com 8 pessoas, e não terem papel higiénico e não terem um pouco de higiene.”
Voz Off 3: Em associação com a SPORT TV e com o apoio de grandes nomes do futebol nacional, esta Instituição já conseguiu angariar mais de 35.000 euros e fez com que mais de 600 famílias fossem ajudadas.
Entrevistado 2: “Nós temos apanhado muita gente que vem de África, brasileiros, aqui abandonados, vêm com o sonho da vida deles que é jogar futebol e ajudar as famílias, os empresários trazem os meninos para cá, chegam aqui e abandonam, depois chegam até nós e nós tentamos dentro do nosso grupo ajudar de qualquer das formas, ou casas, ou rendas, ou comida, às vezes até viagens para eles irem embora para o País deles já conseguimos”.
Rúben Amorim (treinador do Sporting): “Hoje, somos todos da mesma equipa, se precisas de ajuda, ou queres ajudar, não hesites, vai a www.futebolparaavida.pt e faz a diferença!
Pizzi (jogador do Benfica): “Hoje tu, amanhã nós!”
Reportagem de Diogo Araújo e Francisco Moreira