Texto pivô: No Centro Social Paroquial de Alfena, já estão todos vacinados. Mas continuam impacientes para recuperar a rotina.
Voz off1: As atividades fora do Centro Social foram reajustadas. Para manter os utentes fora de risco.
Entrevistado 1: Por nós, retomavamos a vida normal já daqui a bocadinho, não é. Se fosse possível, era já, ou então amanhã. E isso não é possível porque há muitas limitações, também a questão da vacinação também tem sido um processo demoroso e para além disso naturalmente que nós algumas coisas vamos procurando entrar em alguma normalidade.
Voz off2: O uso de máscara pelos utentes, dentro do Centro não é obrigatório. Mas ainda
há normas a cumprir.
Entrevistado 2: Tivemos de criar outras regras, portanto tudo agora têm regras, tudo têm procedimentos muito bem afinados para serem cumpridos.
Voz off3: As visitas, voltam aos poucos. Mas ainda com várias restrições.
Entrevistada 2: Portanto, aquilo que fazemos é: o horário das refeições é diferente, a sala de estar é diferente. Sempre que possível, estes utentes que saem para o exterior no regresso durante 15 dias utilizam a mascára. E há aqui um período de higienização das mãos que é feito com maior regularidade.
Entrevistada 3: Visitar os meus filhos, e estar com os meus netos. Eu vejo-os pelo telemóvel, mas não é a mesma coisa. Queria aperta-los, beijinhos... Uma alegria ser mãe, ser avó e ser bisavó, por isso isto vai-me dar essa alegria.
Voz off4: Com a saudade a apertar, aguarda-se o retorno à vida sem Covid-19.
Reportagem de Catarina Preda e Inês Conde.