PIVÔ: É no Centro de Comando Operacional que se controlam todos os comboios do país. Lá, as emergências são resolvidas e colocadas nos trilhos.
VOZ OFF: Para quem viaja de comboio, a voz que avisa a chegada de um novo meio é já familiar. Muitos tentam até imaginar como será esta senhora que diariamente os acompanha. A surpresa é que ela, afinal, é um ele.
VIVO ENTREVISTADO 1: Basicamente este posto é para controlar os anúncios sonoros no terreno e a gente controla aqui a situação de maneira a que não haja informação errada.
VOZ OFF: De Valença à Pampilhosa é no Centro de Comandos Operacionais do Porto, que se controlam os comboios da zona norte.
VIVO ENTREVISTADO 2: Um Centro de Comandos Operacionais é um centro multidisciplinar no qual foram reunidas muitas das funções que estavam todos separados em diferentes áreas e que hoje estão reunidos num único local, portanto numa única sala.
VOZ OFF: Apesar de o perigo estar sempre à espreita, ainda há quem se aventure a pisar a linha.
VIVO ENTREVISTADO 1: As vezes colhidas de pessoas, uma avaria de num comboio…
VIVO ENTREVISTADO 3: Normalmente as situações mais trabalhosas é quando existem suicídios. Normalmente há muita situação dessas,pronto esse é o caos completo da situação.
VOZ OFF: Aqui a tecnologia parece colaborar com o homem.
VIVO ENTREVISTADO 2: Um local com um avanço tecnológico assinalável e portanto que mostra que o caminho-de-ferro português – neste caso – está na primeira linha europeia.
VOZ OFF: No final do dia, o importante é que o comboio chegue sempre ao destino.
Reportagem: Jéssica Rocha
Imagem: Juliana Neves
Edição: Sara Gomes