Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 16 de Maio de 2018

Texto-pivô: Há 41 anos, Artur Ferreira caricatura estudantes. Durante a Queima das Fitas, alguns finalistas recordam o percurso académico. Artur eterniza os momentos especiais.

 

 

 

Entrevistado 1: Isto já é um clássico da faculdade, da universidade em geral, e nós somos um grupo de amigos e decidimos vir fazer caricaturas.

 

Voz-off: Artur já caricaturou para jornais, agora reformado, os estudantes são quem mais o procura.

 

Entrevistado 1: Primeiro, é uma arte que eu era incapaz de fazer, por isso admiro. É espetacular a forma como conseguem captar algumas expressões e algumas coisas que nós temos de uma forma muito cómica.

 

Entrevistado 2: É uma forma engraçada de conseguirmos ter tudo o que aconteceu ao longo destes anos no curso. Por exemplo, pusemos alguns objetos típicos que trazem, o António que foi caricaturado há um bocado anda com um porta-bananas. Ninguém anda com um porta-bananas.

 

Voz-off: Em 4 minutos, todos os traços são desenhados. Nem os mais bonitos escapam.

 

Entrevistado 3: A caricatura antes de mais está nos olhos de quem a vê. As caras feias é só copiar, as caras bonitas tem-se que interpretar um bocadinho.

 

Entrevistado 1: Oh! Isto também é muito do que dizem de mim. O nariz muito largo, a pinta na testa que já é um clássico.

Entrevistado 3: Por vezes a gente é "Ah! Mete o nariz muito grande!" e todos se riem, mas não tem nada a ver com a realidade e se o caricaturado não se revê na própria caricatura, mesmo por exagerada que seja, não adianta nada. 

 

Entrevistado 1: Claro que correspondeu até acho que está parecido.

 

Entrevistado 3: Já são uns aninhos e depois de muitas horas boas de trabalho a gente ressente-se, mas eu gosto disto e a nivel académico... Pronto!

Voz-off: Uma arte de risco, mas Artur promete deixar marca.

publicado por Leonor Ferraz às 15:10

pesquisar
 
Maio 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro