Texto pivô: A semana académica, prevista para o próximo mês, foi cancelada devido à evolução da covid-19. Estudantes e lojistas manifestam insatisfação.
Voz off 1: Em 2020, a Federação Académica do Porto adiou a Queima das Fitas. O estudante Fernando Ferreira recorda o momento em que viu o comunicado.
Entrevistado 1: “Eu ainda me lembro, estava eu a estudar e apareceu-me o vídeo da FAP a dizer que ‘não é um adeus, mas sim um até já à Queima das Fitas’. E eu só me lembro de desatar a chorar porque era a minha queima. Não há ‘para o ano compensas’. Não, o sentimento já vai ser outro e o ‘para o ano’ não chegou”.
Voz off 2: Pelo segundo ano consecutivo, a semana académica não é realizada. Os estudantes revelam tristeza por não se cumprir a tradição.
Entrevistado 2: “Nós somos alunos do primeiro ano, estávamos muito expectantes acerca da vida académica, mas infelizmente não conseguimos presenciar nada disso. Espero que nos possíveis anos possamos nos divertir muito e entrar no espírito académico”.
Entrevistado 3: “Nunca vivi a semana académica. Essa é uma parte que me deixa bem desapontada e triste porque eu acabei não vivendo uma coisa que eu esperei bastante”.
Voz off 3: João Carlos, proprietário da loja “Capas Negras”, evidencia a pouca procura de artigos académicos.
Entrevistado 4: “Tudo o que era de vendas de trajes, kits de finalistas, ficou tudo cancelado, ou seja, tivemos de fechar a loja, não pudemos vender mais nada e ressentiu-se logo. Nem mais um traje vendemos e muitos dos finalistas que nos encomendaram as cartolas, ainda não as vieram bucar”.
Reportagem de Ana Catarina Ferreira e Juliana Silva.