TEXTO PIVÔ : Com a chegada do natal começa a correria e a azáfama nas pastelarias portuguesas. O Bolo Rei é o principal doce das mesas da consoada portuguesas.
OFF JORNALÍSTICO 1: As portas da confeitaria senhora do monte abrem-se às 4h00 da manhã. Chegada a altura do natal é hora de fazer o bolo rei, a especialidade da casa.
ENTREVISTADO 1: A massa do bolo rei, já está amassada, já levou o fermento, está pronto, já descansou, está pronta a levar a fruta. como podem ver temos vários tipos de fruta. As frutas secas e as abóboras e o amendoim. Vamos proceder ao processo de mistura. Numa velocidade reduzida que é para misturar as frutas. Todas as frutas têm uma medida exata? um peso exato? sim, nós aqui calculamos para ficar a 100% equivalente à massa, se levar cinquenta quilos de massa, tem de levar cinquenta quilos de fruta, que é para ficar bem recheado
OFF JORNALÍSTICO 2 : Depois de pesada a massa e cortada é chegada a hora de fazer os círculos. A técnica utilizada é o cotovelo, deste modo é mais rápido e o trabalho fica igualmente bem feito.
ENTREVISTADO 2: Agora pinta-se com ovo, põem-se a casca da laranja, a abóbora vermelha, branca e verde, figo e cereja e está pronto a ir ao forno. E é este o resultado da nossa receita de bolo rei da confeitaria senhora do monte
Reportagem de Ana Rita Azevedo