Texto-Pivô: Devido ao confinamento, há cada vez mais jovens e crianças com problemas de pedopsiquiatria. Refletindo um crescimento de internamentos nos hospitais
Voz Off1: As idas às urgências diminuíram de uma forma geral, mas há unidades em Portugal com casos graves.
Tem registado um número elevado de crianças e jovens que chegam às urgências e que tiveram contacto com a especialidade de pedopsiquiatria com problemas de ansiedade, stress e humor.
Testemunho Mãe do Miguel: Nós também já não podíamos sair de casa, porque ele ficava bastante ansioso. Lembro-me de uma vez o meu marido deitar a chave à porta para abrir e ele encostava a porta e fechava a porta, fazia força mesmo para não abrir e estava em pânico, chorou mesmo porque não queria que fizessem mal ao papá porque ele ia abrir a porta.
Voz Off2: Este número aumentou quase 50% no início do ano, em comparação com os dois primeiros meses do ano passado. Exemplo disso é o Hospital São João, no Porto e o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
Pediatra Alda Mira Coelho: Temos casos de miúdos que simplesmente não punham os pés fora de casa, temos outros que tinham medo de que os pais morressem, principalmente aconteceu isso filhos de profissionais de saúde, em filhos de médicos e enfermeiros.
Voz off3: Os jovens e as crianças têm desenvolvido estes problemas, devido à Covid-19.
Testemunha Mãe do Miguel: Ele cerrava mesmo os dentes e as mãos e só podia por favor para nós não nos contaminarmos, para não... foi difícil.
Pediatra Ana Ribeiro: Hoje vi na consulta um menino que realmente engordou dez kilos de setembro até agora, eu acho que é preocupante, altamente preocupante.
Voz Off4: Num período de restrições mais apertadas tem perturbado o quotidiano das famílias. Os efeitos não são imediatos, mas vão aparecendo.
Reportagem: Ana Cláudia Fernandes e Vanessa Sousa