Texto pivô: Os estudantes poderão vir a ser penalizados em cinco valores se não usarem o novo acordo ortográfico na Prova de Português.
Voz off 1 - É já nos próximos exames nacionais do 9ºano e 12ºano que os alunos poderão ser penalizados até cinco valores se não usarem o novo acordo ortográfico. Viemos junto desta instituição saber se os alunos se sentem confortáveis com as normais desta aplicação.
Entrevistado 1 - Sim como é óbvio, visto que nós temos que aplicar isso até nos exames nacionais, os nossos professores informaram-nos desde cedo mesmo antes de vir-se a aplicar o novo acordo nós estariamos a habituarmo-nos e por isso já estou completamente habituada e informada.
Entrevistado 2 - Bem ao ínicio, alguns aspectos da falta da hifanização e da acentuação, melhor de acentos escritos que demoraram um pouco a encaixar a tornarem-se autmaticos. Mas com o tempo foi uma obrigação que se teve que impor. Fomos lá está, habituados a escrever de uma maneira ligeiramente diferente mas não custou por aí além.
Voz off 2 - Escrever mediante o novo acordo ortográfico não será um desafio para estes alunos, refere o docente Luís Filipe.
Entrevistado 3 - É preciso ter em consideração que uma parte significativa dos alunos esceve normalmente ao abrigo do acordo ortográfico, só pontualmente é que poderia eventualmente sair uma dúvida qualquer portanto isso seria um aluno que de forma voluntária e ostensiva quisesse contrariar as regras do acordo ortográfico.
Voz off 3 - Perante ist percebemos que os alunos já estão preparados para os próximos exames nacionais.