Pivô - Apesar de nos encontrarmos em pleno século XXI, diversas situações consideradas crime ainda se sucedem. Destaca-se com o aumento do número de casos anuais, a violencia no namoro.
Rodrigo e Graciete
Voz off 1 - São já várias dezenas os casos de violência no namoro que a Apav registou desde o começo do ano, em Portugal. Mas afinal o que se entende por esta expressão?
Vivo 1 - Para mim violência no namoro é violência verbal, física e psicológica que fazem um para o outro.
Vivo 2 - A violência psicológica, verbal, é... muita coisa em si...
Voz off 2 - Acostumados com o habitual, não podemos deixar de fora os casos menos comuns
Vivo 2 - Tanto do homem para a mulher, como da mulher para o homem.
Voz off 3 - Será a orientação sexual de uma pessoa o suficiente para alterar o desfecho de uma situação de violência no namoro?
Vivo 1 - Não deixam de ser pessoas, não deixam de estar num relacionamento, por isso quando existe amor, ciúme e sse tipo de coisas vai sempre existir violência... fazemos isso já fora das relações... então dentro das relações torna-se ainda mais.
Vivo 2 - A relação é exatamente igual, de um homem com uma mulher, de um homem com um homem ou de uma mulher com uma mulher, é exatamente igual.
Voz off 4 - Com medo e sem voz, este é o destino de milhões dr casais, que não se dignam a viver as suas vidas, mas sim a sobreviver.