Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 13 de Junho de 2018

Texto pivô: A vida de um faroleiro já não é solitária. Em Portugal, existem 53 faróis onde vivem 144 faroleiros.

 

 

 

 

Entrevistado 2: Aqui há muitos anos atrás se calhar eu acharia que era muito solitária, não sei, hoje em dia com a nova tecnologia, penso que será tudo mais automatizado e será mais fácil.

 

Entrevistado 1: Na altura não era algo que me fascinasse. Com o tempo é que vamos alimentando outras ideias e os nossos objetivos vão sendo outros.

 

Voz-off: Desde 2014 que Rui Reis é um dos quatro faroleiros de Leça da Palmeira.

 

Entrevistado 1: O faroleiro faz de tudo dentro dos muros que isolam o farol, fazemos de tudo um pouco a manutenção diárias das infraestruturas, manutenção dos próprios equipamentos que servem de assinalamento marítimo.

 

Cada faroleiro tem uma habitação onde nos permite alojar a familia e é onde nós temos a nossa residência, portanto nós fazemos o nosso papel durante o dia, as manutenções conforme estão determinadas e no final do dia, temos a nossa vida familiar.

 

Entrevistado 2: Eu nunca tinha entrado aqui, só ouvimos falar e sabemos mais ou menos como e para que funciona, sabemos porque ouvimos e lemos, outra coisa é vir ao terreno

 

Voz-off: Duas vezes por semana, cada faroleiro fica encarregue do aparelho ótico de cristal.

 

Entrevistado 1: O farol tem um equipamento que mede a quantidade de luz na atmosfera abaixo de um determinado valor, o farol é acionado, entra em funcionamento e depois fica em permanente funcionamento

durante a noite.

 

Entrevistado 1: A saudade daquilo que nós cá passamos, da equipa com quem trabalhamos e depois vamos partir à descoberta de outro farol, de outra povoação, de outra localidade e de outra equipa.

 

Voz-off: Dentro de meses, Rui dará o lugar a outro faroleiro que ficará nos próximos quatro anos.

 

publicado por Leonor Ferraz às 14:15

pesquisar
 
Junho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
30


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro