Blog dedicado à unidade curricular de Jornalismo Televisivo da Universidade Lusófona do Porto

Quarta-feira, 07 de Março de 2018

Texto-Pivô: A Rua 31 de Janeiro é uma das ruas mais emblemáticas da Cidade do Porto.  Já foi palco de movimentos revolucionários e agora, tenta superar o abandono.

 

 

Voz-Off 1: As portas da 31 de Janeiro estão abertas a um novo começo. Os sinais de abandono são claros, mas há quem continue a ver esta rua como uma boa aposta.

 

Entrevistado 1: O que é certo é que aqui nesta zona realmente a rua estava bastante morta, mas também não tinha nada em volta da nossa área, não havia nada da nossa área aqui perto, nem na rua, nem nas ruas aqui paralelas. Não havia negócio de padaria, confeitaria.

 

Voz-Off 2:O Porto está na moda. O turismo oferece um novo dinamismo à cidade, mas também novas dificuldades.

 

Entrevistada 2: Nós andamos todos iludidos um pouco nisto porque o turismo que nós temos é um turismo low cost. O que nós assistimos é: tudo o que seja restauração e hotéis, sim. Eu acho que todos os números que vêm cá para fora se baseiam exatamente nisso, o resto das lojas, a tendência é que eu acho que o comércio tradicional vai desaparecer completamente daqui da Baixa.

 

Voz-Off 3: Os anos de trabalho são muitos e com eles, vem uma nova visão sobre o futuro.

 

Entrevistada 3: Eu pressinto que o futuro vai ser pelo menos melhor, e o que eu verifico aqui diariamente é que existem muitos prédios fechados, que não têm que não têm qualquer alusão a vende-se, aluga-se, e é quase diário pessoas que me entram aqui na loja a perguntar se eu não conheço os donos das lojas, lojas para alugar, proprietários.

 

Voz-Off 4: Mas nem sempre foi assim…Mais abaixo, encontrámos uma das mais antigas lojistas da rua 31 de Janeiro.

 

Entrevistada 4: A Rua era muito preenchida com comércio tradicional. Era uma rua de elite, havia boas casas de moda, boas sapatarias. E agora… É  o que vê, é muito do Bangladesh, há muito Bangladesh .

 

Voz- Off 5: Agora, a Rua tenta reencontrar-se e entrar numa nova viagem.

 

Reportagem realizada por Ivânia Cardoso e Maria João Silva

publicado por Maria João Silva às 14:30

pesquisar
 
Março 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


Últ. comentários
Os portistas estavam muito confiantes, mas este nã...

blogs SAPO


Universidade de Aveiro