Texto Pivô
Foi inaugurada no Porto a nova Rua das Flores.
Transformada em zona pedonal, as infra-estruturas da rua melhoraram e com elas surgiram novas lojas e mais pessoas.
Off Jornalista
A Rua das Flores apresenta agora uma cara nova.
A rua sofreu uma requalificação profunda e embora algumas das obras ainda n estejam terminadas foi Inaugurada no dia nacional dos centros históricos a 29 de março
Vivo Entrevistado I
Manuel Soares
“Está muito mais bonito, fica mais ambientado, porque estava uma rua muito esquecida e agora está mais alegre, não haja dúvida. Os parabéns a quem teve esta ideia.”
Vivo Entrevistado III
Jorge Reis
“Foi bem concedida. Agora só espero é que não deixem andar isto muito sujo, como já está.”
Off Jornalista II
As ourivesarias e alfarrabistas dividem agora o espaço com comércio moderno e especializado.
Vivo Entrevistado IV
Jorge reis
“Antes aqui era um pandemónio. Passar-se aqui na rua era um problema. Era carros, era os passeios curtos, agora é totalmente diferente é muito bom.”
Vivo Entrevistado V
Chocolateira
“Sentiu-se que as pessoas preferiam passar na Mouzinho da Silveira do que nesta porque a rua estava um bocadinho má.”
Off Jornalista III
Praticamente pedonal, a Rua das Flores tenta retomar o encanto de outros tempos. Os comerciantes esperam que agora esta possa ser de novo uma área comercial de referência na cidade.
Vivo Entrevistado VI
Vitor Costa, comerciante
“Durante as obras logicamente que caiu as vendas mas pronto, nós temos clientes já certos que vinham. Mas de qualquer maneira o cliente de passagem logicamente que caiu um bocado. Mas agora já passou as obras, o mau tempo já lá vai e vem o bom tempo.”
Vivo Entrevistado VII
Chocolateira
“A casa da juventude perguntam a nós trabalhadores também ideias para melhorar, para atraír mais as pessoas uma delas é por as flores nos edifícios, para dar mais o nome. Acho que vai ser bom, acho que as pessoas vão gostar e, por exemplo, os turistas, como isto faz parte do roteiro turístico assim já podem passar à vontade, podem ver tudo à vontade e se fosse com os carros a passar não, porque tinham de ter determinados cuidados.”
Off Jornalista IV
Iniciada em 2012, ainda no mandato de Rui Rio, a obra representou um investimento de 8,6 milhões de euros estando incluída no projeto de requalificação da baixa do Porto.
Jornalistas:
Bárbara Rodrigues
Catarina Rocha
Imagem e Som:
André Mota