Texto-Pivô:
É através do funicular dos guindais que se avista o porto pelos ares.
Um meio de transporte menos vulgar que permanece no olhar curioso de quem lá passa.
Voz-Off 1 (Francisca Gonçalves) - O Funicular dos Guindais, construído em 1891, foi totalmente recuperado depois de mais de um século de inactividade, no contexto do Porto 2001, capital da cultura. Com inauguração em 2004, pela empresa "Metro do Porto", o Funicular é composto por duas cabines envidraçadas, que se cruzam no meio do percurso. Numa distância de 281 metros, 90 dos quais são um túnel. Alguma vez utilizou o Funicular?
Vivo-Entrevistado (Paulo Barroso) - Não diariamente, mas utilizo-o muitas vezes. Ando muitas vezes de bicicleta e aproveito para subir o Funicular.
Voz-Off 1 - Mais do que um simples meio de transporte, o Funicular dos Guindais significa uma excelente oportunidade de fazer um passeio turístico entre duas zonas monumentais da cidade do Porto. O que é que esta paisagem lhe transmite?
Vivo-Entrevistado (Maria Rosa) - Transmite aquilo que eu adoro, onde eu nasci, na Ribeira. De olhos fechados, já vejo a paisagem.
Vivo-Entrevistado (Cândida Silva) - O número de turistas aumentou e os clientes habituais continuam a utilizar, a usufruir do Funicular diariamente.
Voz-Off 1 - Da Batalha à Ribeira, ou vice-versa, em apenas dois minutos, com o privilégio de desfrutar de uma visita sobre o Douro e a Ponte D.Luíz I.