Texto Pivô:
A recente Praça das Cardosas, no Porto tem sido palco de concertos gratuitos. Os espetáculos são promovidos pela Casa da Guitarra.
Vivo do Agostinho Rodrigues: A Casa da Guitarra é uma loja de instrumentos musicais. Um sítio onde as pessoas se encontram para trocar opiniões sobre instrumentos ou sobre dicas para tocar instrumentos e simultaneamente promover um espaço em que as pessoas se sintam bem, quando entram e que sejam capazes por exemplo, de pegar num instrumento e estra a tocar com uma pessoa que não conhecem de lado nenhum e que de repente se juntam ali e começam a tocar. Digamos que é isso que tem acontecido um pouco por aqui…
|
Voz Off 1: Este sábado, o público foi convidado a ouvir Nôs Guitarra. Um grupo que junta a tradição lusófona num só som. |
Vivo do Telmo Sousa: Ora, “Nôs Guitarra” surgiu como uma vontade de explorar a guitarra portuguesa e a sua versatilidade nos diversos estilos musicais e, pronto, visto que eu toco música brasileira e cabo Verdiana e o João toca música portuguesa e outras coisas, folk também, achamos que seria interessante abordar essas coisas num formato só com guitarra e guitarra portuguesa.
|
Vivo do João Martins: O que a gente quer é distanciar um bocado a guitarra portuguesa do fado sem a distanciar de Portugal. Ainda há uma falta muito grande de preservar os costumes portugueses e musicalmente isso sente-se ainda.
|
Vivo do Edgar Pimenta: A iniciativa da Casa da Guitarra eu acho óptima por promover uma coisa que é muito portuguesa e os concertos gratuitos e a meio da tarde acho uma iniciativa muito boa para trazer as pessoas facilmente a aderirem.
|
Vivo de Ana Aguiar: Nestes tempos de crise temos de aproveitar estes pequenos eventos que vão havendo e não deixar de ouvir música, acho que isso é a parte mais importante, porque dá alegria à nossa vida
|
Voz Off 2: Os concertos gratuitos atraem e despertam a curiosidade dos ouvintes para os instrumentos tradicionais. |