A Chocolataria Equador combina o design com uma das especiarias mais apetecidas, o cacau. Foi fundada há cinco anos e, no Porto, encontra-se sediada na Rua das Flores, na Rua Sá da Bandeira e nas caves Ramos Pinto, no cais de Gaia. Viemos conhecer o produto e o negócio.
Texto-pivot 1: Da nata para o chocolate
Texto-pivot 2: Viajámos até à Rua das Flores e descobrimos Equador
Entrevista 1 (Teresa Almeida): “Nós produzimos tudo, todo o nosso chocolate. E temos uma preocupação muito grande com o design porque, inicialmente, era essa a nossa área de formação. E nós partimos dessa parte para o trabalho do chocolate em si”.
Texto-pivot 3: A chocolataria leva o nome de uma das regiões produtoras de cacau
Texto-pivot 4: E dedica-se à venda de chocolates 100% artesanal e 100% português
Entrevista 2 (Teresa Almeida): “O nosso produto é português. Além de promovermos o que é nosso, o que é português, promovemos o facto de ser do Porto, como uma parte constituinte da marca. A chocolataria Equador é uma chocolataria do Porto”.
Texto-pivot 4: A loja é frequentada principalmente por turistas
Entrevista 3 (Mónica Ribeiro): “Para além dos clientes habituais, temos essencialmente turistas brasileiros, espanhóis, ingleses, italianos e, mais recentemente, chineses e japoneses”.
Texto-pivot 5: Mas por aqui também passam clientes portugueses
Entrevista 4 (Joana Sousa): “Passei pela loja, vi que havia uma chocolataria e, como já via alguns estudos e muitos documentários sobre o chocolate consumido comercialmente, tive curiosidade em vir a um sítio especificamente de chocolate para ver se realmente existiam diferenças”.
Texto-pivot 6: Mais do que comprar chocolates, é uma verdadeira viagem pelos sentidos
Entrevista 5 (Teresa Almeida): “Nós tentamos cativar as pessoas pelo aspecto e pela forma como apresentamos o nosso produto. Depois, por todos os sentidos, o paladar, o olfacto, as texturas que sentem em cada chocolate. Portanto, é uma viagem pelos sentidos e pelas memórias”.
Texto-pivot 7: No final da viagem fica um chocolate à espera de ser provado