Texto Pivô:
A poucos dias do início do verão, menos dinheiro não significa fim de férias para os portugueses.
Devido à concorrência da Internet, as agências de viagens reduziram os lucros e criaram pacotes mais competitivos.
Voz off e Vivo Ana Pinto
Voz off e Vivo Inês Oliveira
Voz off e Vivo Renata Costa
Voz off 1: Sol, calor e verão são sinónimos de férias. Na hora de escolher nada é deixado ao acaso.
Vivo Entrevistado 1 (Juliana Azevedo): Os destinos procurados para 2012 é, essencialmente, Caraíbas, Ilhas Baleares, as Canárias, as nossas ilhas (Açores e Madeira) e Cabo Verde.
Voz off 2: Agora, os destinos com preços mais acessíveis são a primeira opção dos portugueses.
Vivo Entrevistado 2 (Juliana Azevedo): As pessoas que optavam, por exemplo, por ir para fora, agora preferem ficar por cá. Preferem ir para o Algarve e preferem ir menos dias, ou seja, vão menos dias e gastam menos.
Vivo Entrevistado 3 (Fábio Dias): Eu costumo ir passar férias para o Brasil mas este ano por causa da crise tenho que pensar num destino mais próximo: Madrid, Barcelona.
Vivo Entrevistado 4 (Augusta Campos): Vou passar férias para a aldeia. Tenho uma casa na aldeia e não dá para ir para fora.
Voz off 3: Ao serviço do turismo são várias as ofertas disponíveis na internet.
Vivo Entrevistado 5 (Juliana Azevedo): É o nosso principal rival, porque eles lançam descontos. Descontos que nós muitas vezes não conseguimos perceber. Agora o que nós temos que fazer é adaptarmo-nos ao mundo da internet para sermos competitivos.
Vivo Entrevistado 6 (David): Normalmente, quando marco férias é pela internet.
Vivo Entrevistado 7 (Tiago Rei): As agências de viagem acho que ultimamente estão em crise porque os preços competitivos que se encontram na internet.
Vivo Jornalista: Tal como os primeiros dias de Junho, o negócio das agências de viagens está cinzento. Mas, lá fora ou cá dentro, os portugueses não dispensam uns bons dias de descanso.