Off 1 – Voz Jessica Santos
Os cursos profissionais existem há 23 anos nas escolas públicas. Há uma tendência para o aumento do número de alunos destes cursos.
Vivo 1 - Armanda Oliveira, directora das turmas de 12º ano de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade
É uma boa hipótese para eles desenvolverem capacidades: fotografia, vídeo. E ao mesmo tempo, comseguirem fazer o 12º ano e talvez irem para a faculdade.
Off 2 – Voz Jessica Santos
A Escola Secundária de Canelas é uma das que permitem aos alunos optar por estes cursos.
Vivo 2 – Rute Brandão, finalista de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade
Normalmente o ensino regular tem uma má ideia dos cursos profissionais. Aliás, eu quando fui para um curso profissional também tinha uma ideia pré-concebida e não é nada disso. Nós temos que estudar tanto como os outros.
Off 3- Voz Jessica Santos
No curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade os alunos lidam com programas profissionais de vídeo e fotografia, têm workshops, desenvolvem websites e realizam eventos. Além disso, actualizam regularmente o WebJornal e fazem animação na rádio da escola.
Corte 1 - Tiago (Rádio Genial)
Bom dia, estamos aqui na Rádio Genial, «O teu som» e agora vais ter o resto do teu intervalo cheio de música muito animada.
Vivo 3 – Armanda Oliveira, directora das turmas de 12º ano de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade
É mostrando que eles são capazes de fazer, e de fazer coisas com muito interesse, que pensam que nunca conseguiriam fazer, mas que até sabem, fazem, conseguem.
Vivo 4- Rui Marinho, director do curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade
A sala de aula não é uma prisão, é um espaço de liberdade. E liberdade é responsabilidade, quanto a mim. Como é que pode haver criatividade se não houver liberdade?
Off 4- Voz Jessica Santos
As actividades e o bom ambiente motivam o interesse dos alunos pelos estudos.
Corte 2 - Sílvia Braga, Locutora da Rádio Nova Era
Sim, vejo aqui bastante potencial para profissionais de rádio.
Vivo 5 – Miguel Canastro, aluno de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade
Há muita parte prática e acho que isso ajuda aos alunos do curso gostarem.
Vivo 6 – Cláudia Pinto e Rute Brandão, finalistas de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Públicidade
Mas óbvio que tudo nos ajuda. Temos uma equipa de professores muito boa mesmo. Nós sentimos, ao longo destes três anos, que além de nossos professores, são nossos amigos.
Off 5- Voz Jessica Santos
No final do curso, todos fazem estágio em instituições como rádios nacionais, jornais e espaços culturais.