Texto-Pivô: Inaugurada há menos de um ano, a loja de arte urbana Inky, veio fomentar a evolução do conceito do Graffiti.
Texto Reportagem:
Voz-Off 1 (Inês Sousa) - Os amantes de arte urbana já podem adquirir o material no centro do Porto. Desde tintas variadas a exposições, o loja Inky, dinamiza o Graffiti.
Voz-Off 2 (Proprietário) - O Graffiti não é só riscos, não é só letras. Pessoas interessantes com trabalhos interessantes, algumas que as pessoas conheçam mal, mas que passem a conhecer, e é a nossa missão.
Voz-Off 1 - Não esquecendo as origens da arte urbana, este espaço mostra várias exposições, criando laços entre os artistas.
Voz-Off 2 - É uma tentativa nossa de dinamizar a loja, são exposições mensais e pessoas diferentes que procuram o trabalho desses artistas que estão aqui a expor mensalmente. Eu acho que também é uma forma de criar pontos entre as pessoas que consomem graffiti, que consomem street art, mas não sabem os locais onde procurar isso.
Neste momento, temos aqui a exposição do Uzo, que é um rapaz que terminou agora o curso em Design na ESAD, e é um talentoso. Há alguns cadernos que não consegues desfolhar e quando apontas para lá o teu telemóvel, se tiveres a aplicação, ele vai para um vídeo em que ele filmou os cadernos a ser desfolhados.
Voz-Off 1 - Para além de produtos relacionados com o Graffiti, oferecem a oportunidade de decorar espaços interiores.
Voz-Off 2 - Uma loja, se quiserem pintar o quarto do filho em casa, pintar... whatever, nós fazemos tudo. Para além de eu estar aqui na loja, estamos ligados a uma rede de artistas que conseguem satisfazer qualquer pedido de qualquer cliente. Seja realista, seja uma paisagem, seja o que for.
Voz-Off 1 - De momento o proprietário da loja está focado na difusão on-line da loja, através do facebook e newsletters.
Voz-Off 2 - O meio tem sido habitualmente on-line, mas passa por muitas coisas desde fotografias a vídeo. Também temos apoiado alguns eventos de Hip-Hop que tem havido aqui no Porto, concertos, eventos relacionados com a arte onde temos patrocinado com material. Para já tem sido esta a nossa estratégia.
Voz-Off 1 - Aberto das 11h às 20h, o nº 36 da Rua Coelho Neto está disponível para abrigar todos os interessados nesta arte.